quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Copa 2014: Qual é o nível de transparência de sua cidade?

jogos-limpos.jpg

 

 

Até o final de 2016 muitas cidades do Brasil receberão investimentos e obras para megaeventos esportivos, como Copa das Confederações, Copa do Mundo, Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.

 

Dezenas de bilhões de reais serão gastos - dinheiro público, em grande parte. Para que essas obras não repitam a história de multiplicação de gastos no Pan-americano de 2007, a população precisa exigir e cobrar. Para auxiliá-la, o Instituto Ethos desenvolve o projeto Jogos Limpos Dentro e fora dos Estádios.

 

"Só vamos ter transparência desses investimentos se indivíduos, organizações da sociedade civil, empresas e sindicatos exigirem. E as obras só vão ser construídas respeitando padrões de sustentabilidade econômica, social com a participação de todos", argumenta o Instituto Ethos sobre a criação do projeto.

 

Através do site da iniciativa, que conta com o apoio da Siemens Integrity Initiative, é possível saber como as 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 estão quando o assunto é a transparência.

 

A ferramenta viabiliza dados dos projetos que estão sendo desenvolvidos (arenas e de mobilidade urbana, por exemplo), custo inicial previsto para essas obras e o atual, para efeito de comparação, além da fonte desses recursos (pública ou privada).

 

Veja na sua cidade quais são as iniciativas para o controle social dos investimentos nesses eventos e o que elas estão fazendo. Você também pode fazer denúncias de irregularidades para os seguintes órgãos: Ministério Público Federal e Canal de denúncias da Controladoria-Geral da União (CGU).

 

Fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2013/janeiro/copa-2014-qual-e-o-nivel-de-transparencia-de-sua?utm_source=dlvr.it&utm_medium=facebook

Nenhum comentário: