sexta-feira, 25 de maio de 2012

Em São Paulo, subprefeitura da Lapa apresenta Plano Cicloviário para o bairro


FonteCiclocidade
Plano cicloviário
Clique para ampliar
créditos: Divulgação
Segundo a empresa responsável pelo projeto, o plano prevê a construção de ciclovias, ciclofaixas e trânsito compartilhado com sinalização – conhecida também como ‘ciclorrota’ – e instalação de paraciclos.  Ao todo seriam 100 km de estrutura construída, dividida em três momentos: o primeiro de reformas mais simples (38 km de ciclofaixas e ciclorrotas), em até 2 anos; o segundo, com 27 km, prevê obras pequenas e sinalização, já incluindo ciclovias; o terceiro, com 35 km e obras de maior porte, deve demorar até 10 anos para estar concluído.

Além disso, o Plano Cicloviário da Lapa prevê a restruturação das pontes da região para que elas tenham espaços específicos para as bicicletas. Segundo o estudo que embasou o plano, há um grande fluxo de ciclistas nestas alças, que são colocados numa situação de risco pela falta de uma via para bicicletas, como seria previsto por lei.

O plano também propõe a ligação da infraestrutura cicloviária às estações de trem e de metrô da região e leva em conta locais de maior interesse, como igrejas, comércio e faculdades, e as vias em que, segundo o estudo, circulam mais ciclistas.

Se implementada, a iniciativa deve trazer melhorias para quem pedala ou pretende pedalar na região. Atualmente o projeto está sendo analisado pela Secretaria Municipal de Transportes e pela CET, que precisam aprová-lo. Com isso, será possível realizar o projeto básico e, em seguida, o projeto executivo - aquele que efetivamente será realizado.

Segundo representantes da Secretaria do Verde e Meio Ambiente presentes no evento, assim como o Plano Cicloviário da Lapa, existem projetos em análise pela CET para os bairros do Campo Limpo e Butantã, além de 55km anunciados em 2005 para os bairros de Jd. Helena, Jd. Brasil e Grajaú.

A Ciclocidade esteve presente na apresentação do Plano Cicloviário da Lapa e está acompanhando as iniciativas e projetos cicloviários no município.

Para conhecer o Plano Cicloviário da Lapa visite este link

Nenhum comentário: