domingo, 2 de outubro de 2011

Cidadão digital


 

O seu bairro não tem coleta seletiva? Está precisando de mais verde? A sua rua está cheia de buracos? Você tem duas alternativas: ficar reclamando ou partir para a ação.
Todos nós temos o poder de transformar nossa rua, nosso bairro e até o mundo. E não é preciso elaborar grandes projetos para isso. Basta muita vontade e união.
Pensando nisso o engenheiro Ricardo Joseph criou o site Urbanias, um espaço na internet no qual é possível criar mobilizações para promover mudanças na cidade em que vive, São Paulo.
A idéia do projeto é simples: mostrar para as pessoas como cada um, como cidadão, pode fazer a diferença. Através do site, os paulistanos podem fazer reclamações sobre problemas da metrópole, debater sobre iniciativas bem sucedidas e discutir propostas e soluções que melhorem o dia-a-dia de todos.
Os internautas ainda podem apoiar causas como criação de uma faixa de pedestres, aumento da frota de ônibus, sinalização de trânsito adequada, etc.
Experiências comunitárias sempre chamaram a atenção de Ricardo Joseph. Engenheiro formado pela Universidade de São Paulo e pós-graduado em administração pela Universidade de Yale, nos Estados Unidos, ele resolveu aos 39 anos trocar a bem-sucedida carreira como consultor financeiro e realizar o sonho de promover mudanças na sua cidade. Foi aí que surgiu o Urbanias.
Pensando na efetividade do projeto, Ricardo agregou um serviço para lá de útil: sua equipe analisa a demanda postada e a encaminha para o órgão público responsável. O objetivo é estimular que as ações dos governantes sejam monitoradas e oferecer base para as pessoas se organizarem em prol de transformações no próprio condomínio, na rua, no bairro.
“A intenção é usar o ambiente virtual para fazer mudanças efetivas no mundo real”, diz.
O projeto ainda está no começo, mas a idéia é que daqui a um tempo o Urbanias seja um grande espaço para todos os paulistanos transformarem a cidade em um lugar melhor para se viver.

Fonte: Vida Simples / Revista Época / Portal Aprendiz

Nenhum comentário: