terça-feira, 27 de setembro de 2011

Projeto social cria grife de detentos na Alemanha



Um projeto social mudou a vida dos presidiários de uma penitenciária em Hamburgo, no norte da Alemanha.
É a grife Santa Fu, criada há dois anos pela instituição carcerária em parceria com agências de publicidade e marketing.
A idéia é ensinar um ofício para os detentos, incentivar a reabilitação e melhorar a qualidade de vida dentro da prisão.
Todos os produtos da Santa Fu são criados, manufaturados e embalados pelos detentos. A coleção inclui roupas, toalhas, livros, jogos e outros acessórios e tem na irreverência sua marca principal.
As camisetas trazem palavras como "culpado", "justiça" ou estampas lembrando grades. O jogo "Alarm!" (alarme), funciona como um Ludo ao contrário. Quem vence não é quem chega primeiro ao objetivo, mas quem salta mais rápido do tabuleiro, que representa uma prisão. Tem até produtos de beleza, como o set masculino para higiene pessoal "Bleib sauber" (Fique limpo).
E tem mais: parte da renda é destinada a uma entidade de assistência a vítimas de crimes.
O projeto deu tão certo que foi premiado com o selo "Alemanha, país das idéias", um reconhecimento a empreendimentos inovadores no país, e já vendeu mais de 17 mil produtos através dos pontos de vendas e do site da iniciativa.

Fonte: BBC Brasil / Deutsche Welle / Alemanja / Santa Fu

Nenhum comentário: