terça-feira, 6 de setembro de 2011

Fumante de terceira mão!

Resíduos potencialmente cancerígenos deixados pela fumaça da nicotina podem ficar por meses em superfícies.
O cerco contra os fumantes se fecha. No começo, as pesquisas mostraram que o cigarro fazia mal pra quem fumava. Depois, começaram a falar do mal provocado ao fumante passivo, aquele que respira a fumaça do cigarro de maneira indireta. A novidade agora é o fumante de terceira-mão, que tem contato com os resíduos da fumaça do cigarro, mesmo horas depois de ela ter se dissipado.
Um grupo de cientistas do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, na Califórnia, analisou os resíduos encontrados no táxi de um motorista fumante e descobriu uma quantidade muito grande de produtos químicos danosos, incluindo o cancerígeno NNK. Segundo o site da New Scientist, o NNK é produzido quando a nicotina entra em contato com o ácido nítrico do ar.
Para testar a teoria, os cientistas sujaram com fumaça de cigarro algumas folhas de papel e depois expuseram elas a ácido nítrico. Foram encontradas as mesmas substâncias do táxi.
Segundo Hugo Destaillats, o chefe da pesquisa, a nicotina pode permanecer nas superfícies por meses depois da fumaça ter se dissipado. O grande perigo é para as crianças pequenas, que se arrastam pelo chão e podem acabar absorvendo as substâncias. Para Destaillats, a solução é não fumar mais no carro ou em casa, só em lugares abertos.
 (Fonte: Revista Galileu)

Nenhum comentário: