quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Aberta semana de museus em Mato Grosso

Por Diário de Cuiabá

Esqueça aquela imagem de museu como um mero depósito de coisas antigas (com todo respeito ao passado). O museu hoje deve ser encarado com uma coisa viva, dinâmica, que interage com a comunidade onde está inserido, e onde mesmo “os acervos respiram”, como observa Maria Antúlia Leventi, coordenadora do Sistema Estadual de Museus da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC-MT).
Nem tudo são flores no universo dos museus em Mato Grosso, porém alguns deles (veja a lista completa no final da matéria) prepararam uma programação especial para esta semana (de 19 a 25), quando acontece em todo país a quinta edição da Primavera dos Museus. Com o tema “Mulheres, Museus e Memórias”, a Primavera deste ano contará com a participação de 589 instituições, que promoverão 1.779 atividades em 310 cidades brasileiras, de acordo com o Instituto Brasileiro de Museus – Ibram (www.ibram.gov.br) – entidade vinculada ao Ministério da Cultura.
O Museu de Pré-história Casa Dom Aquino, situado na avenida Beira Rio s/n (em frente ao estacionamento da Unic), é uma das instituições mato-grossense que aderiram à proposta. A programação é intensa e começa às 8h, com apresentações artísticas, palestra sobre o tema central da Primavera dos Museus com Rosana Schmitt, cenógrafa e técnica em Artes Plásticas do Sesc Arsenal, exibição do documentário “Vida Maria” de Márcio Ramos (acervo Inca) e abertura de exposição de bonecas antigas (acervo Museu das Bonecas). Uma das atrações são as compositores e instrumentistas Estela Ceregatti e Juliane Grisólia, que se apresentarão depois das tocadoras de mocho, instrumento usado no siriri e no cururu.
Tudo isso vai acontecer apenas na manhã desta segunda-feira e outro ponto alto da programação é a Feira de Artesanato e Gastronomia, que vai começar a funcionar no próximo sábado, a partir das 8h, e se tornará permanente, segundo Suzana Hirooka, do ECOSS (Instituto de Ecossistemas e Populações Tradicionais), entidade responsável pelo Museu de Pré-História no sistema de gestão compartilhada com o governo estadual.
A Feira será uma forma de buscar sustentabilidade econômica para o museu e, ao mesmo tempo, aproximá-lo ainda mais da comunidade. Além de comidas típicas, serão comercializadas peças de artesanato diferenciado - fruto das oficinas de cerâmica e bordado que acontecem aos sábados no local. A oficina de bordado tem a participação das bordadeiras de Chapada dos Guimarães – um projeto belíssimo que usa a metodologia do grupo Matizes Dumont de Minas Gerais. Quem visitar a Casa Dom Aquino esta semana terá também a oportunidade de conhecer a exposição arqueológica e paleontológica do Museu de Pré-História, de caráter permanente.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Para conferir toda a programação da Primavera dos Museus em Mato Grosso, visite o site do Ibram: http://www.museus.gov.br/5-primavera-dos-museus/
As instituições mato-grossenses sediada em Cuiabá que vão oferecer algo de diferente são: Museu da Imagem e do Som de Cuiabá-Misc (3717-1288), Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (3028-6285 ou 6286), Museu da Pré-História Casa de Dom Aquino (3634-4858), Museu Histórico de Mato Grosso (3613-9234/9943-6567) e Museu Rondon (3615-8476/3615-8489).
Quatro museus do interior também aderiram à quinta edição do evento: Museu Cultural Wilson Furtado de Mendonça de Dom Aquino (66-3451.1349), Museu Histórico Acelino Rodrigues de Oliveira de Itiquira (65-3491.1061), Museu Rosa Bororo de Rondonópolis (66-3411.5293) e Museu Histórico e Arqueológico Joaquim Marcelo Profeta da Cruz de Vila Bela da Santíssima Trindade (65-3259.1514).


SERVIÇO
O QUE: Primavera dos Museus com o tema “Mulheres, Museus, Memórias”
QUANDO: de 19 a 25 de setembro
ONDE: várias instituições em Cuiabá, Dom Aquino, Itiquira, Rondonópolis e Vila Bela da Santíssima Trindade
QUANTO: entrada franca
MAIS INFORMAÇÕES: http://www.museus.gov.br/5-primavera-dos-museus/

Nenhum comentário: