segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Condomínio atrasado pode causar até leilão do imóvel

Assim como Romário, que deve R$ 40 mil de condomínio num prédio de salas comerciais na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, muitas pessoas não pagam a taxa em dia. Segundo uma projeção do Secovi Rio, 2% dos proprietários e locadores de imóveis do estado estão há mais de seis meses sem pagar a cota mensal.

O vice-presidente do sindicato, Manoel Maia, lembra que os devedores podem ser punidos com multas e até a perda do imóvel. Para ele, o melhor caminho para resolver o problema é a negociação.


A administração do condomínio deve procurar os inadimplentes o mais cedo possível. A dívida pode ser parcelada em várias vezes. Tudo depende da conversa entre o morador e o síndico.


Maia explica que é somada toda a dívida, com incidência de multa de 2% ao mês, além de juros mensais de 1%. A partir daí, se calcula o parcelamento. Além disso, o condômino precisa pagar normalmente as cotas atuais. Se houver atraso no acordo, há incidência de mais 10% de multa e, em caso de não pagamento, o acerto é desfeito e o condomínio deve acionar a Justiça. Após um ano sem pagamento da cota, já há possibilidade de leilão do bem.


Danielle Moitas


Fonte:
Extra

Nenhum comentário: