quarta-feira, 4 de maio de 2011

Sociedade civil precisa fortalecer sua atuação política

(...)

No entanto, na visão dos participantes do evento, apesar do crescimento, a sociedade civil organizada ainda precisa fortalecer a sua atuação política. Isso porque a população perde cada vez mais espaço nesse âmbito, devido a um esvaziamento das responsabilidade de grande parte de sindicatos, tal como de partidos políticos, cujas preocupação e decisões são pouco pautadas no espírito público ou no que é interesse do país.
Na opinião de Masagão e Whitaker, o campo social pode assumir esse papel, em especial por sua diversidade e capacidade de cooperação e trabalho em rede. O urbanista deu como exemplo o Fórum Social Mundial, que ajudou a fundar. Segundo ele, o que permite o evento continuar (começou em 2001) é o permanente contato e trocas que as mais diferentes organizações e ativista que compõe o movimento possuem.
Para fortalecer a sociedade civil organizada brasileira para uma ampla atuação política, é preciso antes estimular a diversidade de investidores do país. Foi o que apostou Fernando Rossetti, ao apresentar a síntese da Visão para o Investimento Social Privado para 2020, no Brasil. “Ele foi elaborado de forma participativa, não apenas com associados à Rede GIFE, mas também com organizações sociais convidadas a fazer parte dos quatro encontros que fundamentaram todo o material”, explicou.
O documento, segundo o secretário-geral, ambiciona para a próxima década um setor relevante e legítimo, abrangendo diversos temas, regiões e públicos, formado por um conjunto sustentável e diversificado de investidores. Como ações prioritárias, o documento defende, por exemplo, incidir no marco regulatório no terceiro setor. “A legislação brasileira não incentiva a criação dessas formas de filantropia. Pelo contrário, além de toda a burocracia, taxam sua criação”, lembrou Rossetti.
 
(...)
 
*Rodrigo Zavala é editor de Conteúdo do GIFE.
 
 
FONTE: http://www.gife.org.br/artigo-sociedade-civil-precisa-fortalecer-sua-atuacao-politica-14187.asp
.

Nenhum comentário: