quarta-feira, 18 de maio de 2011

Dias de sonho



Enquanto enfrentam longos tratamentos contra o câncer, milhares de crianças perdem um tempo precioso da infância.

Para que essa época de brincadeira não passe em branco, o Projeto Felicidade, em São Paulo, criou um tipo de programa intensivo de felicidade: é a semana feliz.

Durante uma semana, o hospital fica de lado e as crianças e seus familiares ficam hospedados em hotéis e fazem passeios diários, como ir ao cinema, ao parque de diversão, à praia, ao sítio, ao museu, etc.

“Queremos que as crianças fiquem felizes, que esqueçam um pouco a doença. Que se divirtam como qualquer criança e que passem uma semana tendo direito a ver coisas que nunca viram, a participar de passeios, a ser feliz, sem pensar em mais nada”, conta uma das coordenadoras do projeto.

O projeto funciona da seguinte forma: o grupo seleciona as crianças em hospitais públicos de alguns estados do país, e cada criança leva três pessoas da família e passa cinco dias de diversão, sempre com a ajuda de voluntários.

A idéia é levar a felicidade para a vida desses pequenos pacientes e estimulá-los a não deixar de sonhar.

No fim de cada programa, as crianças ainda ganham um álbum com fotos dos passeios, presentes e um papel de carta com envelope selado para enviar notícias aos voluntários da ONG. Os que moram em São Paulo ganham também uma festa de aniversário no primeiro ano posterior à sua participação.

"É um projeto transformador. As crianças voltam a brincar, tornam-se mais alegres e receptivas ao tratamento, pois passam a ter bastante vontade de viver. É realmente maravilhoso", afirma Flávia Bochernitsan, diretora do projeto.

Fonte: Revista Claudia / Ação / Veja SP / Isto É / Portal Aprendiz / Projeto Felicidade

Nenhum comentário: