domingo, 8 de maio de 2011

Campanha publicitária sueca em favor do transporte coletivo produz um ônibus a partir de 50 carros



Um ônibus = 50 carros. Essa foi a premissa da empresa Flygbussarna, que presta serviço de transporte de ônibus para os aeroportos suecos, quando resolveu bolar uma campanha publicitária para convencer as pessoas que vale mais a pena utilizar o ônibus do que o carro para ir até o aeroporto.
Diariamente milhares de carros circulam pelas estradas que levam aos aeroportos suecos, emitindo grande quantidade de CO2. O raciocínio foi simples: em média, cada carro leva 1,2 passageiros, já os ônibus têm capacidade para 50 passageiros. Então porque não 1 ônibus ao invés de 50 carros?
Para convencer e conscientizar as pessoas desse raciocínio foi criada uma escultura feita de 50 carros empilhados que formam a figura de um ônibus da companhia.
A escultura está exposta na avenida principal que dá acesso ao aeroporto Stockholm para alertar os milhares de passageiros que chegam ali de carro ao invés de tomar o ônibus.
O site da campanha (http://flygbussarna.cache.nu/english/website/) ainda mostra, através de uma câmera ao vivo, a quantidade de carros que passam na estrada em direção ao aeroporto, convertendo automaticamente para o número de ônibus que seriam necessários para levar aquelas pessoas e a redução de CO2 emitido.
A propaganda também serve para nós, de todo o mundo, ao evidenciar o desperdício e a poluição causada pelo transporte individual em comparação ao coletivo.

Fonte: Pensando Verde / Sustentável é pouco! / SVT1

Nenhum comentário: