quarta-feira, 18 de maio de 2011

Bola pra frente



Educar para a vida. É esse o principal objetivo da ONG Bola pra Frente, criada há 10 anos pelos tetracampeões brasileiros Jorginho e Bebeto.

Com esporte, arte e cultura, a instituição está transformando a vida de centenas de crianças e jovens da zona norte do Rio de Janeiro.

A idéia é formar bons seres humanos e mostrar que não importa o que aconteça, sempre precisamos seguir em frente e correr atrás dos nossos sonhos.

“O esporte educa, disciplina, gera cidadania. Nossa missão é educar. Educar as crianças, os jovens e as suas famílias para o protagonismo social. Queremos formar cidadãos para o mundo. E para conseguir alcançar essa missão nós usamos o conceito de esporte educacional”, conta Susana Moreira, diretora executiva do instituto.

Lá, alunos de 6 a 17 anos têm aulas gratuitas de futebol, vôlei, música, dança, teatro, artes plásticas, educação ambiental, reforço escolar e qualificação profissional. Cada atividade é destinada a uma faixa etária específica. A idéia é que as crianças passem por todas as atividades ao longo dos anos para formar não só craques de bola, mas também craques na escola e na vida.

“O nosso foco é o jovem, que o jovem saia daqui com uma visão de mundo. E é um trabalho a longo prazo. Não basta trabalhar apenas um ou dois anos. O trabalho começa lá no início mesmo, a criança com seis anos de idade”, diz Suzana.

As crianças entendem a importância de fazer parte dessa equipe.

“É muito legal. A gente aprende a ser educado, a jogar futebol e a se exercitar muito. Quando você crescer, você pode ser alguém na vida. Sem estudar, você não é nada”, conta um dos alunos.

Fonte: Ação / JB Online / Bola pra Frente

Nenhum comentário: