quinta-feira, 28 de abril de 2011

Uma idéia que faz a diferença!


.


A Corrente do Bem é um movimento com a proposta de conscientizar as pessoas de que boas ações se fazem no dia a dia. Pode ser no quintal de casa, entre amigos, para desconhecidos que cruzam o seu caminho, no trabalho, na escola, na hora do almoço e até pela internet; é só fazer. São ações simples, que podem ser divertidas e rápidas: um carinho, uma gentileza de maior ou menor impacto na vida de uma pessoa.

O importante é perceber as pessoas ao nosso redor e, através de um gesto, fazer com que elas também reconheçam a existência do outro, gerando um fator multiplicador desse sentimento. É a sabedoria de entender que se buscamos a felicidade e o bem-estar social, temos que caminhar juntos. Meu índice de felicidade reduz quando o mundo a minha volta não está bem.

“Muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente.” 
Gabriel, o Pensador 

E como vamos fazer isso? A Corrente do Bem, no Brasil, começará com a nossa participação no Dia Mundial da Boa Ação (em inglês, Pay It Forward Day), evento anual que acontece em 30 países simultaneamente. É um dia marcado para fazer boas ações em larga escala, difundindo essa ideia e que sempre ocorre na última quinta-feira de abril.

A proposta é inspirada no filme e no livro de mesmo nome, no qual o protagonista ensina que se você fizer boas ações para três pessoas e essas replicarem para outras três, é possível gerar um grande impacto de acordo com uma escala matemática básica.

E o melhor é que qualquer boa ação é bem-vinda. Vale pagar o ticket de metrô para a próxima pessoa da fila, dar o guarda-chuva que está no porta-malas do carro para quem está no ponto de ônibus tomando chuva, ligar para um casal de amigos e oferecer para cuidar do filho pequeno deles por uma noite, fazer uma vaquinha para a creche do seu bairro, organizar uma festa para arrecadar fundos etc.

Por que passar essa ideia adiante?

1 – Porque é simples e fácil
2 – Porque girar a roda das boas ações é importante
3 – Porque é sempre gostoso causar um sorriso em alguém


Uma mensagem de Blake Beattie (fundador do dia Corrente do Bem internacional) 
A Corrente do Bem nasceu de uma ideia da autora Catherine Ryan Hyde, em seu livro chamado Pay it Forward. Algumas pessoas diziam que apenas a teoria é boa, mas nunca funcionaria na prática. Assim, desafiei esse ponto de vista acreditando que as pessoas são boas por natureza, mas não percebem esse fato e acabam não saindo de suas zonas de conforto. Por isso, no dia 28 de abril podemos nos dedicar à experiência de ajudar o próximo em larga escala e ver o bem se espalhar por essa grande corrente, conscientizando as pessoas da importância de reconhecer o valor do outro em nossas vidas.
.

Fonte: http://www.acorrentedobem.org/

Nenhum comentário: